terça-feira, 20 de outubro de 2009

História do Dia das bruxas - Halloween

Halloween , conhecido como o Dia das Bruxas, teve sua origem nas festas pagãs entre a civilização celta, povo cuja cultura e religião dominaram grande parte da Europa durante muitos se´culos.

Quando os celtas ocuparama Inglaterra e a irlanda, eles acreditavam que an noite do dia 31 de noutubro, véspera do início do inverno naquela região, maus espíritos rondavam a Terra e pregavam peças nos seres humanos.

Vestindo-se de bruxos  e fantasmas , os celtas imaginavam que, assim, estraiam confundindo os maus espíritos. Eles acreditavam que naquela noite
todas as passagens entre os mundos dos mortos e dos vivos estariam abertas.

Halloween era, por tudo isso, a noite dos magos e das feiticeiras. Para honrar e pedir proteção aos seres amados falecidos, faziam-se enormes quantidades de bolos ou Soul Cakes ( originando depois o Trick or Treat) . A festa durava três dias . No segundo dia tinha início o ano do calendário céltico. O último ( 2 de novembro) era dedicado ao culto dos antepassados. Daí a origem do nome: "All saints day eve", depois "All hallows' eve" ,e,por fim, "Halloween".

Séculos depois os irlandeses acrescentaram à tradição grupos de pessoas fantasiando-se de monstros, bruxos, seres sobrenaturais e indo de casa em casa, pedindo alimentos para as festividades do Halloween . Batiam de porta em porta e diziam "trick or treat" ( que significa "Me dê um doce ou lhe fazemos uma travessura").

O símbolo do Halloween é o "Jack-o'-lantern". Jack é uma moranga ou abóbora, entalhada com cara de fantasma, com uma vela dentro para ficar iluminada . Usada para decorar os jardins e varandas das residências, sua função é afugentar os espíritos maus e demais seres sobrenaturais.

Hoje em dia, o Halloween é uma festa esperada e muito comemorada principalmnete pelos norte-americanos, que fazem festas e vestem-se de fantasmas, bruxas etc. As crianças saem pelas ruas , batendo às portas das casas para pedir doces e balas . Muitas crianças fazem doações dos doces que recolhem para instituições filantrópicas.( Podem ser doados mantimentos também).

E você, já organizou a sua festa de Halloween?




Images by Norman Rockwell

Nenhum comentário: