sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dorme neném,neném não quer dormir...e o salto de desenvolvimento?

Bem, sou frequentadora assídua das comunidades sobres bebês no orkut, participo do site ' e-familynet', até postei o link dele aqui no blog.
Enfim, rodo esse internet de 'cabo a rabo' para me atualizar sobre tudo que diz respeito à vida do meu pequeno. Lamento na época em que minha Nath era bebê a gente nem ter acesso a um computador, que dirá internet. Vamos combinar não é? A Internet é uma parcerona para tirar dúvidas e pesquisar mais a fundo sobre tudo.
E nessas minhas voltas por ai, o que eu mais vejo é tópico falando sobre bebê que dorme mal, e diga-se de passagem, me enquadro perfeitamente nele!
Há alguns minutos atrás acebi de ler um tópico na comunidade 'Soluções ' no orkut, uma das mamães desesperadas, porque a filhinha chora 'all time' e acorda de hora em hora,não me contive e tive que 'meter o meu bedelho',afinal de contas sou perita no assunto.
Nathália chorava,chorava,mais choraaaaaaaaava, que nada fazia ela ficar quieta.
Quando somos mães de primeira viagem, desesperamos, vc pensa que a criança tá sentindo alguma coisa,é um horror!
Mas que nada, na maioria das vezes é sono messssmo! E eles lutam ao contrário.
Agora com o meu filhote mais novo estou passando pelos mesmos problemas, mas já tive acesso ao livro 'Soluções para noites sem choro', onde muita coisa que muitas mamães ainda não tem conhecimento são explicadas, eu mesma, fui uma delas, descobri os tais 'saltos de desenvolvimento'.Para um esclarecimento um pouquinho maior,estou postando aqui um trecho do livro que fala sobre esses saltos, e em que períodos identificá-los:

'Os bebes nao se desenvolvem em um ritmo constante, e sim as vezes dao uma acelerada, outras vezes fica mais devagar etc. A cronologia abaixo 'e retirada de um livro em holandes.



O que o livro diz eh que no periodo imediatamente antecedendo os saltos o bebe de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda nao se acostumou, entao o mundo parece muito estranho...

O que acaba acontecendo eh que ele quer voltar a base, ao que eh conhecido, ou seja, MAMAE. Entao nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequencia tambem comem e dormem pior. E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase dificil passa e tudo volta a normalidade.

Existe uma certa variacao entre bebes, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores dos peridos de crise eh:

 
-5 semanas / 1 mes

-8 semanas /quase 2 meses

-12 semanas /quase 3 meses

-19 semanas /4 meses e meio

- 26 semanas /6 meses

- 30 semanas /7 meses

- 37 semanas / 8 meses e meio (estamos nessa crise agora!)

-46 semanas / quase 11 meses

- 55 semanas / quase 13 meses

-64 semanas / quase 15 meses

- 75 semanas / 17 meses

 

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebe ‘de repente’ comeca a fazer coisas que nao fazia antes, dah um salto de desenvolvimento mesmo, e tambem fica mais feliz. Entao durante as crises eh soh ter um pouco de paciencia, logo passa..'

Vale a pena lembrar que o livro é uma boa pedida para mamães de primeira viagem, porém as pessoas que tem acesso à internet, pela comunidade no orkut,com o mesmo nome do livro, e a comunidade da Multiply, poderão se inteirar bastante sobre assunto, ouvir outros depoimentos e comentários de forma bastante satisfatória..





virginia larghi/ bebês

Nenhum comentário: