quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Inglês para as Olimpíadas



Segundo o site http://www.sistemaodia.com,as/ Escolas Municipais da Cidade do rio de Janeiro terão Inglês obrigatório visando as Olimpíadas de 2016.

Em 2010, crianças a partir dos 6 anos de idade e que estudam na rede municipal do Rio vão começar a aprender inglês. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Educação serão 177 mil alunos do primeiro, segundo e terceiros anos.
Atualmente, os alunos estudam inglês do sexto ao nono anos. As aulas deverão começar no segundo semestre do ano que vem.
A secretária Cláudia Costin acrescentou que em 2010 entram os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos. Em 2011, as crianças do quarto ano passam a integrar o programa do inglês obrigatório e, em 2012, a disciplina passa a fazer parte do currículo também dos estudantes do quinto ano.
Ainda segundo a secretária, atualmente na rede municipal, somente os alunos do 6º ao 9º anos têm aulas de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol. Com o novo programa, o inglês passa a ser obrigatório, inclusive para os estudantes a partir do 1º ano.
“O inglês será obrigatório em todas as escolas. Em algumas, vão permanecer o ensino de outras línguas, como o francês e o espanhol”, destacou a secretária.
O objetivo é que os alunos estejam bem preparados para ser bons anfitriões nas Olimpíadas de 2016.
“Vamos abrir novo concurso para professores em 30 de abril. Nossa intenção é contratar 800 novos professores. Atualmente, a rede tem 564 professores de inglês. O município tem capacidade para absorver esses quadros progressivamente”, disse Cláudia Costin.

Minha opinião:

Bom, como professora de Inglês, eu só lamento estarem tomando esta providência em prol das Olimpíadas de 2016, o inglês é o idioma mais falado no mundo todo, e está mais do que comprovado que uma criança pequena é capaz de assimilar mais de um idioma simultaneamente sem comprometer seu desenvolvimento.Como professora da Rede Pública de Ensino há aproximadamente 10 anos, só tenho a lamentar como a disciplina é ministrada: poucas aulas; não são fornecidos materiais de apoio suficiente pra melhoria das mesmas, quando aparece alguma coisa, são dicionários, e quando chegam a comprar livros, os mesmos são utilizados por anos consecutivos, nós, como professores temos de implorar para que novos livros sejam comprados; a disciplina não reprova, nem ajuda a  reprovar, desestimulando mais ainda o professor.
Muitos alunos devido à aprovação automática na alfabetização, sentem maior dificuldade na aprendizagem do novo idioma no sexto ano letivo do Ensino fundamental.
É muito propício que o Inglês seja ministrado nas séries iniciais,mas de forma lúcida,com responsabilidade; com valorização da disciplina e principalmente do professor.
É uma vergonha o salário base dos professores neste país!Principalmente os professores das Redes Municipal e Estadual!!!
Há milhares de professores desistindo da profissão por que o dinheiro recebido não paga as contas básicas de um cidadão!!!
É UMA VERGONHA!!!!
Fica aqui também o meu protesto.
E eu espero ainda, que a decisão de integrar as aulas de Inglês a partir do primeiro ano do Ens.Fund. não se limite ao período pré-Olimpíadas.E consequentemente a disciplina siga integrada a grade curricular.
Não duvido que depois de passar a "onda" olímpica tudo volte como era antes!!!
Ainda tem essa...



Thanksgiving day - A origem (em português)

O Thanksgiving é um feriado americano, o qual representa agradecimento a Deus pelo alimento - o dia de ação de graças.
Tudo começou em 1.620, quando um pouco mais de 100 "Pilgrims", ou perigrinos, povos nativos da Inglaterra embarcaram para a América num navio chamado 'Mayflower". Uma longa viagem de mais de 60 dias, num pequeno espaço, muito frio, pouca comida e doença até que a terra foi avistada no dia 10 de novembro. Chegaram em Plymouth em Massachusetts. O primeiro inverno dos Peregrinos na América foi devastador. O frio, neve e granizo eram excepcionalmente pesados, interferindo no trabalho de assentamento de suas casas e na plantação. Menos de 50 sobreviveram ao primeiro inverno.
Com a ajuda de alguns indios, os Perigrinos aprenderam a extrair a seiva da árvore Maple, aprenderam a identificar plantas venenosas e plantas medicinais, aprenderam sobre o plantio do milho e outras culturas. Com essa ajuda , o Peregrinos tiveram a melhor colheita, puderam estocar alimentos para enfrentar o próximo e longo inverno.
O dia 29 de novembro daquele ano foi proclamado o dia de ação de graças e acredita-se que esta data é o verdadeiro início do dia de Ação de Graças.
O Thanksgiving era celebrado anualmente após cada colheita. Durante a Revolução Americana no fim de 1770, um dia de ação de graças nacional foi sugerido pelo Congresso Continental. Em 1817, o estado de Nova Iorque adotou Dia de Ação de Graças como um costume anual.
Em meados do século XIX, muitos outros estados passaram a celebrar também o Dia de Ação de Graças. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln designou um dia nacional de ação de graças. Desde então a quarta quinta-feira do mês de novembro é considerado feriado do Dia de Ação de Graças por todos os presidentes dos Estados Unidos.
O Thanksgiving é um dos mais importantes feriados americanos, quando as familias se reunem num almoço , cujo cardápio consiste em: peru recheado, torta de abóbora, vegetais, batatas assadas e milho. Geralmente o chefe da familia faz a oração no momento da refeição para agradecer pelo alimento.
Em várias cidades americanas, celebra-se o Thanksgiving com Parada pelas ruas, com os personagens da história da colonização americana.



Vintage Thanksgiving cards.

Thanksgiving day


Image by Norman Rockwell

Thanksgiving Day in America is a time to offer thanks, of family gatherings and holiday meals. A time to offer turkeys, stuffing, and pumpkin pie. A time for Indian corn, holiday parades and giant balloons
So here for your entertainment are some fun Holiday things for you and your family. We've got stories of the Pilgrims and the first Thanksgiving, turkeys to take home, holiday pictures for the kids to print and color, tasty holiday recipes and e-greeting cards to send your friends and family. We hope you find something you like!
Thanksgiving is celebrated on the 4th Thursday of November, which this year (2009) is November 26th.
There are many ways to celebrate and express thanks at Thanksgiving. Even in difficult times, there are always things for which to be grateful. Some companies have adopted the practice of sending Thanksgiving cards to express their gratitude to their customers and business associates. Thanksgiving cards may not have been part of history when the tradition first began but they do convey the original sentiment behind the holiday.
Fonte: http://www.thanksgivingonthenet.com/

Como terminam as princesas de Conto de fadas


A Gata Borralheira

Branca de Neve

A bela adormecida

Princesa Jasmim (Aladim)

Bela ( A Bela e a Fera)

E por último a Madrasta da Branca de Neve.

O Batizado de Enzo


No próximo domingo, dia primeiro de Novembro, dia de Ação de Graças, batizaremos nosso amado filho Enzo, será um dia muito importante para nós,tanto a minha família,como a do meu marido são Católicas,praticantes, e damos muita importância a esse Sacramento.
Eu preferiria batizá-lo mais cedo(ele está com 6 meses e  22 dias), com 3, 4 meses, como batizamos a Nath, mas meu cunhado,marido da minha irmã, é o padrinho dele, e minha irmã deu à luz dois meses depois de mim,e nós moramos no interior do Rio,e eles depois de uma longa temporada em Londres, estão morando em Sampa.
Como os bebês estavam muito novinhos e a tal da "gripe suína" aterrorizava há uns meses atrás, optamos por dar um tempo,e realizarmos o tão esperado Sacramento.
A "dindinha" dele será a tia paterna Fernanda, pessoa muito querida por nós.
Penso que, os padrinhos dos bebês devem ser pessoas próximas,com as quais provavelmente teremos contato por toda a vida, que na falta dos pais, assumirão com responsabilidade, carinho e amor a educação dos nossos filhos,e também sua orientação religiosa e como cidadão do mundo.
Para tanto, levamos em conta também o caráter dos padrinhos,se são pesssoas idôneas, como levam suas vidas etc...
Acho que nossa escolha foi bem feita.Acho não!
Tenho certeza.
Na segunda feira postarei todo evento aqui.
Logo após a cerimônia, celebraremos com um almoço íntimo,somente os familiares.



Um pouco mais sobre o Sacramento do Batismo:

O sacramento do batismo, instituído por Jesus Cristo, nos concede a graça de termos a presença de Deus no nosso coração e nos liberta de todos os pecados.
É uma celebração muito bonita que comove todos os que dela participam, pois ali está sendo concedido o primeiro sacramento da vida daquela criança.
Para os pais o dia do batizado é um dos momentos mais esperados. Tudo começa a ser organizado logo após o nascimento do bebê.

domingo, 25 de outubro de 2009

A arte de David Downtown

E continuando a rodar pela net atrás de artistas contemporâneos,encontrei David Downtown,ilustrador fashion,de cara me encantei com o trabalho desse artista,seus traços fortes e precisos com um "q" de elegância são simplesmente fantásticos.
Além do mais, gosto da mistura de arte e moda,acho que uma completa a outra e vice-versa.
Além de ilustrador fashion,David também ilustra celebridades.
Quando ví a ilustração que ele fez da Twiggy,percebi que estava apaixonada, por que eu amoooo a Twiggy, amo os anos 60, e ela é realmente a cara dos anos 60.
Aqui estão alguns dos trabalhos de David, e a primeira é claro, é a Twiggy:



Jerry Hall

Catherine Deneuve


Para Tiffany & CO.




Tiffany & Co.


Tiffany & Co.




















Preservando o meio-ambiente e ditando moda

Hoje,quando meu marido voltou do mercado,trouxe  QUATRO sacolas plásticas, dentro delas: um pacote de fraldas descartáveis e 2 litros de leite em caixinha.
Estamos com um montante de sacolas plásticas na dispensa que dá pra abrir um comércio,esta semana vou separar pra reciclagem...Sei que as sacolinhas plásticas são boas aliadas das donas-de-casa para colocar o lixo nas lixeirinhas de pia, banheiro etc. Mas vamos combinar, depois de tanta campanha já está mais do que na hora, de usarmos outro tipo de embalagem pra carregarmos as compras né?
Porém,se nos aprfundarmos no assunto,veremos que ele gera polêmica.
Abaixo texto extraído do site www.planetasustentável.com.br:

ACHAM QUE SIM
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição "Eu não sou uma sacola de plástico" viraram febre.
Em São Francisco, as sacolas de plástico foram banidas. Somente as feitas de produtos derivados do milho ou de papel reciclado podem ser usadas. Outra solução é a cobrança de uma taxa por sacola, como acontece na Irlanda desde 2002. O dinheiro é revertido em projetos ambientais.
No Brasil, a principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Elas vêm com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até 100 vezes menor - ou seja, uma sacola leva apenas três anos para desaparecer. O governo do Paraná distribui gratuitamente essas sacolas.
Muitos supermercados de Curitiba, onde se consomem 900 milhões de sacolas por ano, aderiram à novidade por conta própria. O Pão de Açúcar vende uma sacola feita de tecido semelhante ao usado em fraldas descartáveis por R$ 3,99 a unidade.
A Casa Santa Luzia, de São Paulo, oferece sacos de papel kraft, duas a três vezes mais caros que as sacolas de plástico, informa a Gazeta Mercantil.
Projetos de leis estaduais para substituir as sacolas de plástico pelas oxibiodegradáveis tramitam no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Assembléia Legislativa chegou a aprovar um projeto do deputado Sebastião Almeida (PT), que tornaria obrigatório o uso dos oxibiodegradáveis.
"O ideal seria a troca, pura e simples, do material plástico por pano ou papel. Mas ao menos um composto oxibiodegradável poderia acelerar a decomposição de bilhões de toneladas que ficam no ambiente à espera da degradação", escreve Almeida em artigo na Folha de S.Paulo.

ACHAM QUE NÃO


A indústria do plástico publicou um informe nos jornais brasileiros na sexta-feira 5 de outubro. Diz o texto: "O plástico faz parte da vida contemporânea, é 100% reciclável e está em milhares de produtos.
Sem ele, não haveria computadores, seringas descartáveis, bolsas de soro e de sangue para salvar vidas. O plástico tornou os automóveis mais leves, reduzindo a emissão de CO2, causador do efeito estufa. As sacolas plásticas são reutilizáveis, práticas, higiênicas e têm múltiplos usos. São particularmente importantes para 80% dos consumidores que fazem compras a pé ou de ônibus".
Os fabricantes lançarão no dia 6 de novembro uma campanha. Eles se comprometem a produzir sacolas mais resistentes (para evitar uso em excesso e, com isso, reduzir o volume em 30%), estimular a utilização de sacolas plásticas de uso contínuo e desenvolver ações de educação sobre consumo responsável, coleta seletiva, reciclagem e utilização dos plásticos para a geração de energia.
Pode-se dizer tudo dos sacos de plástico - menos que eles não sejam práticos. "Nunca imaginei que, depois de adulta, voltaria a jogar Escravos de Jó (brincadeira em que crianças passam objetos entre si) com freqüência", diz a repórter Cristina Amorim, de O Estado de S. Paulo. Ela descreve a dificuldade em acondicionar os produtos em sacolas de pano. As bananas não podem ficar sobre os tomates, e por aí vai. Com a mudança, diz, há outro problema: vão faltar sacos para descartar o lixo doméstico.
O projeto de lei do deputado petista Sebastião Almeida, determinando o uso de sacolas oxibiodegradáveis em São Paulo, foi vetado pelo governador José Serra, do PSDB. Almeida diz que foi uma decisão política. Os tucanos dão argumentos técnicos. O aditivo que faz com que o plástico se degrade continuaria contaminando o ambiente por causa dos catalisadores empregados, derivados de metais como níquel e manganês.
"A tecnologia permite que o plástico se esfarele em pequenas partículas até desaparecer a olho nu, mas continua presente na natureza", afirmou Xico Graziano, secretário estadual de Meio Ambiente, à Folha de S.Paulo.
Nem Inglaterra nem Canadá, países que inventaram esse aditivo oxidegradável, adotaram a tecnologia. Por que, pergunta, o Brasil empregaria essa técnica?

Euzinha ainda acho que devemos fazer a nossa parte,acho que isso não influenciaria na falência dos demais produtos plásticos não!Vou providenciar uma bolsa de feira.
Uma boa opção são as de papelão.Agora, pra quem é mais fashion,aqui ficam algumas sugestões, que deixarão nossas compras mais incrementadas:



Essa aqui em cima, é a tradicional bolsa de feira das antigas, ela recebeu fuxicos aplicados e ficou um charme!


Olha que linda com alça em argola de madeira.


Essa aqui em cima é da marca HTAJOANINHA,é só digitar o nome do blog:www.htajoaninha.blogspot.com





E essas duas últimas são da tomatecereja: http://www.tomatecereja.elo7.com.br/
By the way, no site elo7 a gente encontra muiiiiiita coisa bonita e muita variedade.

We love polkadots

Bolas,bolinhas e bolonas...antigamente eram mais usadas em roupas de crianças, brinquedos, acessórios de mobília..mas now a day,estão por toda parte ,dizem as línguas que seu uso ampliado foi por volta do final do século XIX,na Inglaterra.
A princípio apareceu timidamente em branco e preto ou vice-versa,e ainda é o tom preferido.
E diga-se de passagem,o mais chique!
Mas de tão lindinha e glamourosa sua variedade em cores foi ampliada e aceita.
E elas estão aí, por toda parte.
Para roupas e acessórios acho que fica mais legal aliar a peça 'polkadot' à uma outra peça discreta.Imagina você aparecer vestida de "bolas" de cima embaixo?
Urgh..até o mais puro glamour vai por água abaixo,rsrsrsrs..
E o mesmo podemos fazer quando  utilizamos um tecido,ou outro tipo de material polkadot na decoração.
O importante é a presença delas!

Na cerâmica ou na porcelana elas estão com tudo, quando fiz aulas de porcelana,pintei uns porta-jóias pro quarto da minha filha que ficarm simplesmente o 'must'.























Happy Sunday

Amanheceu um dia pra lá de lindo hoje,mas é hora do Enzo tomar banho,rsrsrsr...não dá pra postar nada agora,later...

sábado, 24 de outubro de 2009

Sábado at night


"Viver é como andar de bicicleta.É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio."
(Albert Einstein)

Nostalgic corner

Fonte:www.etsy.com