sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dorme neném,neném não quer dormir...e o salto de desenvolvimento?

Bem, sou frequentadora assídua das comunidades sobres bebês no orkut, participo do site ' e-familynet', até postei o link dele aqui no blog.
Enfim, rodo esse internet de 'cabo a rabo' para me atualizar sobre tudo que diz respeito à vida do meu pequeno. Lamento na época em que minha Nath era bebê a gente nem ter acesso a um computador, que dirá internet. Vamos combinar não é? A Internet é uma parcerona para tirar dúvidas e pesquisar mais a fundo sobre tudo.
E nessas minhas voltas por ai, o que eu mais vejo é tópico falando sobre bebê que dorme mal, e diga-se de passagem, me enquadro perfeitamente nele!
Há alguns minutos atrás acebi de ler um tópico na comunidade 'Soluções ' no orkut, uma das mamães desesperadas, porque a filhinha chora 'all time' e acorda de hora em hora,não me contive e tive que 'meter o meu bedelho',afinal de contas sou perita no assunto.
Nathália chorava,chorava,mais choraaaaaaaaava, que nada fazia ela ficar quieta.
Quando somos mães de primeira viagem, desesperamos, vc pensa que a criança tá sentindo alguma coisa,é um horror!
Mas que nada, na maioria das vezes é sono messssmo! E eles lutam ao contrário.
Agora com o meu filhote mais novo estou passando pelos mesmos problemas, mas já tive acesso ao livro 'Soluções para noites sem choro', onde muita coisa que muitas mamães ainda não tem conhecimento são explicadas, eu mesma, fui uma delas, descobri os tais 'saltos de desenvolvimento'.Para um esclarecimento um pouquinho maior,estou postando aqui um trecho do livro que fala sobre esses saltos, e em que períodos identificá-los:

'Os bebes nao se desenvolvem em um ritmo constante, e sim as vezes dao uma acelerada, outras vezes fica mais devagar etc. A cronologia abaixo 'e retirada de um livro em holandes.



O que o livro diz eh que no periodo imediatamente antecedendo os saltos o bebe de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda nao se acostumou, entao o mundo parece muito estranho...

O que acaba acontecendo eh que ele quer voltar a base, ao que eh conhecido, ou seja, MAMAE. Entao nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequencia tambem comem e dormem pior. E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase dificil passa e tudo volta a normalidade.

Existe uma certa variacao entre bebes, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores dos peridos de crise eh:

 
-5 semanas / 1 mes

-8 semanas /quase 2 meses

-12 semanas /quase 3 meses

-19 semanas /4 meses e meio

- 26 semanas /6 meses

- 30 semanas /7 meses

- 37 semanas / 8 meses e meio (estamos nessa crise agora!)

-46 semanas / quase 11 meses

- 55 semanas / quase 13 meses

-64 semanas / quase 15 meses

- 75 semanas / 17 meses

 

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebe ‘de repente’ comeca a fazer coisas que nao fazia antes, dah um salto de desenvolvimento mesmo, e tambem fica mais feliz. Entao durante as crises eh soh ter um pouco de paciencia, logo passa..'

Vale a pena lembrar que o livro é uma boa pedida para mamães de primeira viagem, porém as pessoas que tem acesso à internet, pela comunidade no orkut,com o mesmo nome do livro, e a comunidade da Multiply, poderão se inteirar bastante sobre assunto, ouvir outros depoimentos e comentários de forma bastante satisfatória..





virginia larghi/ bebês

Fraldas

virginia larghi
O primeiro assunto que vou tratar aqui sobre o dia a dia do meu bebê será sobre fraldas.
Na época  em que Nathália era bebê ( a long time ago,rsrsrsrsrs..que ela não leia isso,rsrsrs),enfim,em meados de 92,passando por 93 e 94,por que a 'danadinha' levou um bom tempo pra deixar as fraldas,aff!
Não tínhamos essa imensa variedade de fraldas descartáveis que o mercado oferece.
Confesso aqui,que minha filha ainda usou fraldinhas de pano da Cremmer,usava fraldas descartáveis somente para dormir, e sair.motivo:eram muito caras.A importação no Brasil não era facilitada como é hoje,por isso tínhamos apenas 3 opções em fraldas descartáveis:a Pampers,a Johnson's e a da Turma da Mônica, as duas primeiras não cabiam no nosso bolso,então optamos pela terceira,que tinha um precinho razoável e também era boa.E assim caminhou a humanidade...
Nos tempos atuais, na era Enzo,a coisa mudou de figura,há uma imensa variedadede marcas de fraldas descartáveis, porém,ressalvo que as de melhor qualidade continuam sendo as marcas citadas ai em cima e os preços  acessíveis a todos os tipos de bolsos.
Ai vem um grande alerta nessa história toda,com essa demanda triplicada ou sei lá o que mais..as fraldas descartáveis estão sendo consideradas grandes poluentes do meio ambiente.Inclusive há inúmeras reportagens pela net incentivando voltarmos a utilizar fraldinhas de pano.
Calcula-se que uma criança use aproximadamente 5000 fraldas até seus 3 aninhos,e que essa quantidade leva em torno de 500 anos para se decompor,a solução é reciclar;na Europa isso já tem sido feito há algum tempinho,esperamos que o Brasil faça o mesmo.

Olha,ecologicamente falando,está corretíssimo, porém, só de pensar em lavar tantas fraldinhas de pano por dia, principalmente quando a maioria das mamâes, tem outros afazeres, trabalham fora etc..desanima qualquer uma,rsrsrsrsrs..

Eu,particularmente, ainda não cedi aos protestos dos ecologistas.E a propósito faço um comentário aqui: a Pampers continua sendo a fralda descartável popular de melhor qualidade, a Mônica, não está lá essas coisas e a Johnson's pra mim foi uma tremenda decepção a  fralda parece que diminuiu de tamanho,cruzes!

A volta


virginia larghi
Pois é..depois de longa data sem blogar,resolvi voltar..tantas coisas aconteceram nesse tempo..
A primeira grande coisa maravilhosa que aconteceu na minha vida recentemente, foi meu filho ENZO..hehehe..então depois de 16 aninhos,(after Nath's birth),descobrimos que esperávamos Enzo,e ele é lindooooooo,foi a maior benção de Deus nas nossas vidas.
Olha pra quem não acredita que um filho muda tudo,tá aqui minha expressa opinião de que isso é literalmente verdade,passamos a acreditar em algumas coisas,desacreditar em outras,enfim..uma mudança,e creio que sempre pra melhor.
Depois de 16 anos as pessoas chegam a pensar que não terão mais saco,paciência,mas que nada!
A começar que tive a Nath com 19 anos,então era muito imatura,levava as coisas mais na moda' vamos simbora!'..agora não,aos 35 estou mais madura,realizada em determinados aspectos da vida,e sim:Pronta pra ser mãe e me integrar tão entusiasmadamente nesse universo infantil: fraldinhas,mamadeiras, leite,chupetas,berço,brinquedos,chocalhos,tapetes...ai que delícia!
Como estou curtindo isso tudo,é muito bom ser mãe,é muito bom ter aos braços um filho lindo,saudável,cheio de amor pra dar e receber..não há dinheiro no mundo que pague tamanha felicidade.
Estou disposta até abrir um tópico somente sobre bebês.


Bisous.