quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Inglês para as Olimpíadas



Segundo o site http://www.sistemaodia.com,as/ Escolas Municipais da Cidade do rio de Janeiro terão Inglês obrigatório visando as Olimpíadas de 2016.

Em 2010, crianças a partir dos 6 anos de idade e que estudam na rede municipal do Rio vão começar a aprender inglês. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Educação serão 177 mil alunos do primeiro, segundo e terceiros anos.
Atualmente, os alunos estudam inglês do sexto ao nono anos. As aulas deverão começar no segundo semestre do ano que vem.
A secretária Cláudia Costin acrescentou que em 2010 entram os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos. Em 2011, as crianças do quarto ano passam a integrar o programa do inglês obrigatório e, em 2012, a disciplina passa a fazer parte do currículo também dos estudantes do quinto ano.
Ainda segundo a secretária, atualmente na rede municipal, somente os alunos do 6º ao 9º anos têm aulas de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol. Com o novo programa, o inglês passa a ser obrigatório, inclusive para os estudantes a partir do 1º ano.
“O inglês será obrigatório em todas as escolas. Em algumas, vão permanecer o ensino de outras línguas, como o francês e o espanhol”, destacou a secretária.
O objetivo é que os alunos estejam bem preparados para ser bons anfitriões nas Olimpíadas de 2016.
“Vamos abrir novo concurso para professores em 30 de abril. Nossa intenção é contratar 800 novos professores. Atualmente, a rede tem 564 professores de inglês. O município tem capacidade para absorver esses quadros progressivamente”, disse Cláudia Costin.

Minha opinião:

Bom, como professora de Inglês, eu só lamento estarem tomando esta providência em prol das Olimpíadas de 2016, o inglês é o idioma mais falado no mundo todo, e está mais do que comprovado que uma criança pequena é capaz de assimilar mais de um idioma simultaneamente sem comprometer seu desenvolvimento.Como professora da Rede Pública de Ensino há aproximadamente 10 anos, só tenho a lamentar como a disciplina é ministrada: poucas aulas; não são fornecidos materiais de apoio suficiente pra melhoria das mesmas, quando aparece alguma coisa, são dicionários, e quando chegam a comprar livros, os mesmos são utilizados por anos consecutivos, nós, como professores temos de implorar para que novos livros sejam comprados; a disciplina não reprova, nem ajuda a  reprovar, desestimulando mais ainda o professor.
Muitos alunos devido à aprovação automática na alfabetização, sentem maior dificuldade na aprendizagem do novo idioma no sexto ano letivo do Ensino fundamental.
É muito propício que o Inglês seja ministrado nas séries iniciais,mas de forma lúcida,com responsabilidade; com valorização da disciplina e principalmente do professor.
É uma vergonha o salário base dos professores neste país!Principalmente os professores das Redes Municipal e Estadual!!!
Há milhares de professores desistindo da profissão por que o dinheiro recebido não paga as contas básicas de um cidadão!!!
É UMA VERGONHA!!!!
Fica aqui também o meu protesto.
E eu espero ainda, que a decisão de integrar as aulas de Inglês a partir do primeiro ano do Ens.Fund. não se limite ao período pré-Olimpíadas.E consequentemente a disciplina siga integrada a grade curricular.
Não duvido que depois de passar a "onda" olímpica tudo volte como era antes!!!
Ainda tem essa...



Thanksgiving day - A origem (em português)

O Thanksgiving é um feriado americano, o qual representa agradecimento a Deus pelo alimento - o dia de ação de graças.
Tudo começou em 1.620, quando um pouco mais de 100 "Pilgrims", ou perigrinos, povos nativos da Inglaterra embarcaram para a América num navio chamado 'Mayflower". Uma longa viagem de mais de 60 dias, num pequeno espaço, muito frio, pouca comida e doença até que a terra foi avistada no dia 10 de novembro. Chegaram em Plymouth em Massachusetts. O primeiro inverno dos Peregrinos na América foi devastador. O frio, neve e granizo eram excepcionalmente pesados, interferindo no trabalho de assentamento de suas casas e na plantação. Menos de 50 sobreviveram ao primeiro inverno.
Com a ajuda de alguns indios, os Perigrinos aprenderam a extrair a seiva da árvore Maple, aprenderam a identificar plantas venenosas e plantas medicinais, aprenderam sobre o plantio do milho e outras culturas. Com essa ajuda , o Peregrinos tiveram a melhor colheita, puderam estocar alimentos para enfrentar o próximo e longo inverno.
O dia 29 de novembro daquele ano foi proclamado o dia de ação de graças e acredita-se que esta data é o verdadeiro início do dia de Ação de Graças.
O Thanksgiving era celebrado anualmente após cada colheita. Durante a Revolução Americana no fim de 1770, um dia de ação de graças nacional foi sugerido pelo Congresso Continental. Em 1817, o estado de Nova Iorque adotou Dia de Ação de Graças como um costume anual.
Em meados do século XIX, muitos outros estados passaram a celebrar também o Dia de Ação de Graças. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln designou um dia nacional de ação de graças. Desde então a quarta quinta-feira do mês de novembro é considerado feriado do Dia de Ação de Graças por todos os presidentes dos Estados Unidos.
O Thanksgiving é um dos mais importantes feriados americanos, quando as familias se reunem num almoço , cujo cardápio consiste em: peru recheado, torta de abóbora, vegetais, batatas assadas e milho. Geralmente o chefe da familia faz a oração no momento da refeição para agradecer pelo alimento.
Em várias cidades americanas, celebra-se o Thanksgiving com Parada pelas ruas, com os personagens da história da colonização americana.



Vintage Thanksgiving cards.

Thanksgiving day


Image by Norman Rockwell

Thanksgiving Day in America is a time to offer thanks, of family gatherings and holiday meals. A time to offer turkeys, stuffing, and pumpkin pie. A time for Indian corn, holiday parades and giant balloons
So here for your entertainment are some fun Holiday things for you and your family. We've got stories of the Pilgrims and the first Thanksgiving, turkeys to take home, holiday pictures for the kids to print and color, tasty holiday recipes and e-greeting cards to send your friends and family. We hope you find something you like!
Thanksgiving is celebrated on the 4th Thursday of November, which this year (2009) is November 26th.
There are many ways to celebrate and express thanks at Thanksgiving. Even in difficult times, there are always things for which to be grateful. Some companies have adopted the practice of sending Thanksgiving cards to express their gratitude to their customers and business associates. Thanksgiving cards may not have been part of history when the tradition first began but they do convey the original sentiment behind the holiday.
Fonte: http://www.thanksgivingonthenet.com/

Como terminam as princesas de Conto de fadas


A Gata Borralheira

Branca de Neve

A bela adormecida

Princesa Jasmim (Aladim)

Bela ( A Bela e a Fera)

E por último a Madrasta da Branca de Neve.

O Batizado de Enzo


No próximo domingo, dia primeiro de Novembro, dia de Ação de Graças, batizaremos nosso amado filho Enzo, será um dia muito importante para nós,tanto a minha família,como a do meu marido são Católicas,praticantes, e damos muita importância a esse Sacramento.
Eu preferiria batizá-lo mais cedo(ele está com 6 meses e  22 dias), com 3, 4 meses, como batizamos a Nath, mas meu cunhado,marido da minha irmã, é o padrinho dele, e minha irmã deu à luz dois meses depois de mim,e nós moramos no interior do Rio,e eles depois de uma longa temporada em Londres, estão morando em Sampa.
Como os bebês estavam muito novinhos e a tal da "gripe suína" aterrorizava há uns meses atrás, optamos por dar um tempo,e realizarmos o tão esperado Sacramento.
A "dindinha" dele será a tia paterna Fernanda, pessoa muito querida por nós.
Penso que, os padrinhos dos bebês devem ser pessoas próximas,com as quais provavelmente teremos contato por toda a vida, que na falta dos pais, assumirão com responsabilidade, carinho e amor a educação dos nossos filhos,e também sua orientação religiosa e como cidadão do mundo.
Para tanto, levamos em conta também o caráter dos padrinhos,se são pesssoas idôneas, como levam suas vidas etc...
Acho que nossa escolha foi bem feita.Acho não!
Tenho certeza.
Na segunda feira postarei todo evento aqui.
Logo após a cerimônia, celebraremos com um almoço íntimo,somente os familiares.



Um pouco mais sobre o Sacramento do Batismo:

O sacramento do batismo, instituído por Jesus Cristo, nos concede a graça de termos a presença de Deus no nosso coração e nos liberta de todos os pecados.
É uma celebração muito bonita que comove todos os que dela participam, pois ali está sendo concedido o primeiro sacramento da vida daquela criança.
Para os pais o dia do batizado é um dos momentos mais esperados. Tudo começa a ser organizado logo após o nascimento do bebê.