quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Thanksgiving day - A origem (em português)

O Thanksgiving é um feriado americano, o qual representa agradecimento a Deus pelo alimento - o dia de ação de graças.
Tudo começou em 1.620, quando um pouco mais de 100 "Pilgrims", ou perigrinos, povos nativos da Inglaterra embarcaram para a América num navio chamado 'Mayflower". Uma longa viagem de mais de 60 dias, num pequeno espaço, muito frio, pouca comida e doença até que a terra foi avistada no dia 10 de novembro. Chegaram em Plymouth em Massachusetts. O primeiro inverno dos Peregrinos na América foi devastador. O frio, neve e granizo eram excepcionalmente pesados, interferindo no trabalho de assentamento de suas casas e na plantação. Menos de 50 sobreviveram ao primeiro inverno.
Com a ajuda de alguns indios, os Perigrinos aprenderam a extrair a seiva da árvore Maple, aprenderam a identificar plantas venenosas e plantas medicinais, aprenderam sobre o plantio do milho e outras culturas. Com essa ajuda , o Peregrinos tiveram a melhor colheita, puderam estocar alimentos para enfrentar o próximo e longo inverno.
O dia 29 de novembro daquele ano foi proclamado o dia de ação de graças e acredita-se que esta data é o verdadeiro início do dia de Ação de Graças.
O Thanksgiving era celebrado anualmente após cada colheita. Durante a Revolução Americana no fim de 1770, um dia de ação de graças nacional foi sugerido pelo Congresso Continental. Em 1817, o estado de Nova Iorque adotou Dia de Ação de Graças como um costume anual.
Em meados do século XIX, muitos outros estados passaram a celebrar também o Dia de Ação de Graças. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln designou um dia nacional de ação de graças. Desde então a quarta quinta-feira do mês de novembro é considerado feriado do Dia de Ação de Graças por todos os presidentes dos Estados Unidos.
O Thanksgiving é um dos mais importantes feriados americanos, quando as familias se reunem num almoço , cujo cardápio consiste em: peru recheado, torta de abóbora, vegetais, batatas assadas e milho. Geralmente o chefe da familia faz a oração no momento da refeição para agradecer pelo alimento.
Em várias cidades americanas, celebra-se o Thanksgiving com Parada pelas ruas, com os personagens da história da colonização americana.



Vintage Thanksgiving cards.

4 comentários:

MILTOXI disse...

Todo dia é dia de agradecer a Deus por tudo que temos!!!
Bjão... conheça o www.miltoxi.blogspot.com

MILTOXI disse...

hehehe eu q agredeço... vou te seguir! Bjos

Ana disse...

Obrigada pelo texto, foi de grande ajuda!

Anônimo disse...

Conhecia o Dia de açao de graças, mas só por ouvir. Achei bem interessante e gostei bastante do post.
Acho o dia de açao de graças muito importante e deveria ser adotado em mais países, com isso sempre lembramos de valorizar o q temos tanto pelo nosso trabalho, quanto por Deus nos dar esse privilegio.
Vlw! Bjs